O trabalho de um curador

O curador, como muitos pensam, não é um organizador de eventos artísticos, nem um crítico de arte. A profissão que surgiu e se definiu no renascimento, mais usado nas artes visuais, consiste em dar um sentido único à um evento teatral ou mesmo de um único espetáculo buscando criar um alinhamento que seja perceptível para o público e que contextualiza informações entre si.
Dessa forma, o curador deve ter um conhecimento sobre linguagens, modos de criação e produção, anseios do organizador (es) dos festivais, exposições ou circuitos artísticos, justamente para ombrear produções aos seus lugares de fruição e repercussão, como os festivais.
A palavra ‘curador’, literalmente, significa cuidador, protetor, zelador, no sentido de ampliar e não de encerrar em si. Nesse sentido, e principalmente no sentido artístico, a curadoria é de colocar à disposição para o alcance de qualquer um; o curador é uma fonte de conhecimento, é ele que busca o que é importante para colocar à disposição do público.
O Festin está no processo de curadoria neste momento! Durante 40 dias o edital de chamamento recebeu centenas de inscrições, agora, a tarefa dos curadores é justamente eleger, selecionar e contextualizar as peças teatrais infantis que mais se alinhem à proposta do Festin 2019. Os curadores observam a qualidade cênica dos atores dos espetáculos, a dramaturgia, a trilha sonora, figurinos e cenários, a capacidade de relacionamento dos atores com o público e finalmente a equiparação do trabalho teatral artístico com os valores do festival.
Mais além disso, também é de suma importância que a linguagem do espetáculo seja essencialmente infantil e é observada a qualidade do material enviado pelas companhias, sua forma de organização, a qualidade do vídeo, áudio, fotos e portfólio dos grupos, afim de avaliar também o comportamento profissional das companhias e como se apresentam diante de uma seleção.
Para as companhias candidatas ao Festin 2019: Boa Sorte!!
O público está ansioso à vossa espera!

Evoé!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *