Evoé!

Para todo canto, em todo grupo existe alguma expressão que representa esse aglomerado de pessoas que se unem em prol de algo ou de uma paixão.
No futebol, na escola, nas comunidades vai ter alguma palavra ou expressão que signifique algo para seus membros: um grito de guerra, uma palavra de incentivo ou boa sorte!
No caso do teatro volta e meia alguém escuta um “Evoé” que tanto pode ser uma saudação, uma despedida ou um termo de encorajamento!
A palavra deriva do grego (Euoé) que traduzido ao latim passou a ser Evohé, chegando aos nossos tempos e idioma como Evoé. Era justamente um grito de alegria dos devotos de Dionísio o deus grego do vinho e das festas. Estes quando estavam comemorando a colheita da uva, faziam grande festa em homenagem ao deus bacciano onde se bebia e festejava sem nenhum pudor ou limite e a palavra Evoé era como um cumprimento entre as bacantes festeiras, mulheres que o cultuavam.
Os devotos de Baco também usavam a palavra antes dos brindes com os vinhos servidos nas festas das colheitas.
É uma expressão usada entre os artistas de teatro relembrando os encontros bacantes quem deram origem a esta arte, como forma de saudação e também de intensa alegria!

Evoé!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *